top of page
  • Foto do escritorAntonio Junior

Microsoft 365 | Usando uma zona DNS do Azure para incluir seus registros do Microsoft 365

Olá, amigos! Tudo bem?


Hoje venho compartilhar uma prática que sempre adotei com meus clientes de Microsoft 365: usar uma zona DNS do Azure para salvar os registros do Microsoft 365.

Existem diversas empresas que podem hospedar o seu servidor de DNS. Locaweb, GoDaddy, Hostinger, HostGator, entre outras. Muitas empresas escolhem esse modelo, pois na maioria dos casos elas querem hospedar um website simples, usando templates e que sejam fáceis de criar. O problema é que o Microsoft 365 solicita um número grande e sortido de registros, dependendo do tipo de licenciamento que você adquiri. E alguns servidores de DNS não oferecem todas as opções de registros necessárias. Além disso, quando usamos uma zona DNS no Azure, quaisquer modificações nos registros que sejam necessárias tem um tempo de replicação quase que instantâneo.


Vamos usar nesta experiência o domínio 365syncsolutions.com.br, que já foi previamente criado no Registro BR.


Primeiro, vamos criar uma zona DNS no Microsoft Azure:

  1. Acesse portal.azure.com;

  2. Digite na barra de pesquisas "Zona DNS" e selecione a opção quando aparecer;

  3. Clique em +Criar;

  4. Selecione o tipo de assinatura que irá usar e o Grupo de Recursos;

  5. Em Detalhes da Instância, digite o nome do domínio e escolha a região do Grupo de Recursos. Em seguida, clique em Examinar a Criação;

  6. Após validação, clique em Criar.




Com o recurso já criado, temos as primeiras informações, como os nomes dos servidores que iremos usar no Registro BR.




Agora, vamos alterar os nomes dos servidores no Registro BR. No campo de configuração dos servidores DNS do seu domínio, vá em Alterar Servidores DNS e copie os nomes dos 4 servidores. Em seguida, clique em Salvar Alterações.



O período de transição entre os servidores do Registro BR para os do Azure é de 2 horas. Você pode tomar um café enquanto isso.




Após o período de transição, vamos adicionar o domínio ao Admin Center do Microsoft 365 e, em seguida, adicionar os registros necessários na zona de DNS do Azure.


Vamos acessar o endereço admin.microsoft.com e ir em Configurações/Domínios. Em seguida, clique em Adicionar Domínio:




Adicione o nome do seu domínio:




Escolha a primeira opção, "Adicionar um registro TXT aos registro DNS do domínio", para confirmar a propriedade do domínio:






Observe que ele já identificou que o Azure é o provedor de host DNS. Agora, adicione o registro TXT na zona DNS do Azure:




Volte no Admin Center do Microsoft 365 e clique em Continuar. Depois, escolha a opção "Gerenciar seus próprios registros DNS" e clique em Continuar.


O próximo passo é incluir todos os outros registros na zona DNS. Primeiro, no Admin Center, role a tela para baixo e clique em Opções Avançadas. Marque as opções Skype for Business e Intune e Gerenciamento de Dispositivo Móvel para o Microsoft 365. Em seguida, crie todos os registro na zona DNS do Azure.



Após incluir todos os registro na zona DNS, volte para o Admin Center e vá para a próxima tela para confirmar os registros. Se estiver tudo certo, você receberá a mensagem abaixo:



Caso você tenha um site hospedado em algum outro host, basta criar um registro de apontamento (tipo A) para o IP do servidor onde ele está e pronto.


Espero que tenham gostado e que seja útil.


Um grande abraço à todos!

Antonio Junior



 


Precisa de apoio para alguma consultoria técnica ou implementar algum projeto de Microsoft 365? Entre em contato comigo!

Preencha o formulário de contato que responderei brevemente.



21 visualizações0 comentário
bottom of page