top of page
  • Foto do escritorAntonio Junior

Microsoft Intune | Adicionando um dispositivo Windows ao Intune

Olá, amigos! Tudo bem?


Há mais de 10 anos venho atuando como consultor de pequenas e médias empresas na área de infraestrutura de TI, e principalmente, com projetos de Microsoft 365, minha grande paixão. No dia a dia, mais de 95% do tempo atuo em Home Office, atendendo chamados de clientes e desenvolvendo projetos para implantação de novos recursos. São centenas de notebooks, smartphones, tablets, de diversas empresas, os quais sou o responsável pela saúde e produtividade dos mesmos. E como consigo dar conta? Eu uso uma ferramenta que me ajuda bastante no gerenciamento dos Endpoints, de aplicativos em nuvem, na implantação das políticas e da segurança: o Microsoft Intune.


O Intune me possibilita o gerenciamento de aplicativos, configurações de segurança e dispositivos de maneira centralizada, sem a necessidade de uma infraestrutura física local. Ele me oferece uma série de recursos que simplificam a administração dos ambientes dos meus clientes. E tudo começa quando você registra um dispositivo. Então, vamos ver na prática como adicionar o seu primeiro dispositivo Windows?


Mas antes de começar, é preciso se certificar de que você tem uma licença para isso. A licença mais básica do Microsoft Intune é a Plan 1, que oferece solução de gerencimento de Endpoints baseada em nuvem e já está incluída nos seguintes produtos:

  • Microsoft 365 E3 e E5

  • Enterprise Mobility + Security E3 e E5

  • Microsoft 365 Business Premium

  • Microsoft 365 F1 e F3

  • Microsoft 365 Government G3 e G5

  • Microsoft Intune para Educação


Caso você tenha um dos produtos acima, vamos em frente.


Agora, vamos começar a registrar seu primeiro dispositivo Windows no Intune:


1 - Acesse o endereço: intune.microsoft.com e entre com suas credencias de Administrador.



2 - Se você tiver um Tenant que ainda não tenha usado o Intune antes, será necessário alterar uma configuração. No Menu ao lado esquerdo, vá até Dispositivos e depois selecione a opção Registrar Dispositivos. Clique em Registro Automático.



3 - Em seguida, altere o escopo de usuário do MDM para Todos e salve. Assim, todos os usuários poderão registrar dispositivos no Intune. Caso você queira restringir o registro apenas para usuários específicos, selecione Alguns e crie um grupo para os usuários que terão permissão para registrar seus dispositivos.



4 - A próxima etapa para registrar seu dispositivo é iniciar seu PC com Windows. Acesse Configurações e vá até Contas/Acessar Trabalho ou Escola. Clique em Adicione Este Dispositivos ao Microsoft Entra ID. Em seguida, entre com suas credenciais.


Após isso, reinicie o dispositivo e faça login com suas credenciais do Entra ID. Depois de alguns minutos, seu dispositivo aparecerá no Intune.




Nos próximos posts explicarei como usar o Intune para controlar políticas dos dispositivos, gerenciar a segurança e implementar aplicativos.


Um grande abraço à todos!

Antonio Junior



 


Precisa de apoio para alguma consultoria técnica ou implementar algum projeto de Microsoft 365? Entre em contato comigo!

Preencha o formulário de contato que responderei brevemente.

21 visualizações0 comentário
bottom of page